terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Feijão tropeiro

Sou a favor de ir a um restaurante self-service (não sou chique de só sair pra comer em a la carte, nem gosto) e passar longe de arroz e feijão. É como dizem "arroz e feijão eu como em casa".
Mas daí chega a boa e velha exceção. Se eu olhar para o feijão tropeiro e ele estiver bonito eu não resisto. Pois é, acontece.
Ao contrário do que possa parecer, um feijão tropeiro, que é um prato simples, é muito difícil de sair bom. Pelo menos tenho me decepcionado com a maioria dos restaurantes por onde ando vagando. Ultimamente, com tantas desilusões em termos de feijão tropeiro (oh, drama...), tenho preferido fazer o meu em casa!

A prosa tá ótima, mas vamos à receita!?!




Ingredientes
  • 500g de feijão preto ou vermelho
  • 100g de linguiça fina defumada cortada em rodelas
  • 100g de bacon cortado em cubos pequenos 
  • 100g de torresmo
  • Em média 1 xícara de chá de farinha de mandioca
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 ovos
  • Couve picada bem fininha a gosto
  • 2 bananas da terra fritas em cubinhos
  • Sal a gosto
  • Óleo

Modo de preparo
  1. Deixe o feijão de molho de um dia para o outro.
  2. No dia seguinte, ponha o feijão 10 minutos na pressão.
  3. Após os 10 minutos, verifique se ele está al dente. Se não estiver, deixe fervendo em fogo baixo por mais 5 minutos. Quando estiver bom escorra o caldo e reserve o feijão.
  4. Em uma panela ponha um fio de óleo e acrescente o bacon e a linguiça. Deixe fritar.
  5. Depois de bem fritinhos (de preferência quando o bacon estiver crocante), adicione a cebola e o alho deixe fritar (não precisa fritar muito, só para tirar a ardor).
  6. Adicione os dois ovos e mexa e frite bem. Até que fiquem com aparência de ovos mexidos. Certifique-se de que a clara e a gema de fato fritaram bem.
  7. Abaixe o fogo, adicione o feijão e misture tudo muito bem.
  8. Adicione a farinha aos poucos. A intenção é que o feijão não fique úmido, mas também não pode ficar muito seco.
  9. Ponha a banana frita gosto e misture bem.
  10. Ponha a couve e misture bem.
  11. Acerte o sal, ponha o torresmo por cima para decorar e sirva.


Considerações:

- Tem gente que frita a linguiça e o bacon separados e depois junta tudo por etapas, e há quem coloque ovo cozido. 

- A preferência é sua de fritar um por um, reservar e depois agregar ao feijão cozido, mas do jeito acima dá no mesmo e é mais prático. Arrisco a dizer que fica até mais gostoso porque foi feito tudo em cima da gordura do bacon e da linguiça. 

- Tente comprar um bacon que tenha mais carne que gordura se possível. Quanto ao ovo cozido, ponha se preferir, mas a receita original é com ovo frito.

- Sem merchan, mas eu particularmente prefiro o bacon da marca Aurora. Para tirar a prova do que estou falando, peguem uma peça de bacon Aurora e outra de qualquer outra marca no supermercado e comparem o aroma! Vocês vão me entender. ;)

Bom feijão tropeiro para vocês!

2 comentários:

  1. Muito bom e nada complicado, o tempero fica na medida( feijão com sabor), fiz em casa no meu aniversário e todos parabenizaram minha esposa, pois se negaram a acreditar que eu tinha feito a maravilha de feijão.

    ResponderExcluir
  2. tentei fazer 2 vezes,virou tutu...acho q deveria ter desligado o fogo pra colocar a farinha,ela acabou cozinhando...enpaçocou entendem...o q vcs acham q aconteceu?tava td indo bem...até q coloquei a farinha...

    ResponderExcluir