sábado, 3 de setembro de 2011

Chateação é a palavra.

Hoje não vim aqui ensinar uma receita. Vim para falar de um assunto que muitos andam em dúvida pelo confronto: A beleza que veem na tv X A realidade da profissão.

Muita gente anda com dúvidas sobre fazer ou não o curso de gastronomia, se vale a pena ou não fazê-lo.
Hoje mais cedo fui ao supermercado e encontrei uma conhecida que sempre teve vontade de fazer o curso. Como não havia ido ao supermercado sozinha, fiquei meio sem jeito de extender a conversa muito tempo. Fui questionada (de novo) sobre o curso, sobre as dificuldades da carreira (uma vez que essa conhecida não tem curso mas trabalha na área atualmente), sobre o salário injusto da categoria e afins.

Pesando os prós e os contras, no fim das contas, se for fazer o curso para trabalhar na área... Melhor escolher outra coisa que você goste muito, que de preferência não envolva ficar se queimando, levando grito de chefs, nem de patrões que vivem na idade da pedra e acham que só quem se enfurna numa cozinha para trabalhar é quem nunca teve outra opção e está no trabalho porque precisa dele como fonte de renda, uma vez que não tem estudos e nem condições financeiras boas. E é daí que vem a exploração da categoria com os baixos salários, e seus "superiores" te tratando feito cachorro.

Ver o Alex Atala fazendo propagandas, sucesso na tv, sucesso (merecido) com o D.O.M é muito legal. Ver os trabalhos bem feitos e as apresentações bonitas por aí também são bons estimulantes para achar que tudo são flores na profissão. Já deu pra perceber que você tá errado, né?

Eu não escolheria outra profissão, mesmo já vivenciando as dificuldades. Mas 2/3 dos meus colegas de faculdade, asseguro que não pensam como eu. Esqueça o mar de rosas que você vê nas propagandas.

Pois bem, onde quero chegar é: Ao fim da breve conversa que tive, voltei às minhas compras e recebi um comentário que me chateou e me chocou bastante por não esperar tamanha insensibilidade de uma pessoa que diz respeitar a categoria e achar um trabalho digno e muito bonito.

"Que conversa era aquela? Encontro de Amélias/donas de casa?"

Fiquei instantâneamente chateada. Constantemente me junto com amigos para fazer churrascada, almoço e tudo mais, e em um momento qualquer, receber esse tipo de comentário de um desses mesmos amigos, para mim foi triste.

Amélia


Pilotar fogão é serviço de Amélia, sim. Mas é com esse serviço de Amélia que eu pago as minhas contas, que eu tenho meu conforto, tenho comida na minha mesa. É para ser essa "Amélia" que eu estudei. E é essa Amélia que sana os protestos incessantes de fome dos estômagos alheios com uma comida feita com todo o carinho e toda a dedicação que um cozinheiro pode colocar em seu tempero.

É uma profissão apaixonante, mas esteja preparado para ouvir certas opiniões mal faladas como a que eu tive que ouvir.


Desabafo sincero de uma "Amélia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário